segunda-feira, 25 de maio de 2009

Mídia e Política

Fonte- Uniara Ocorreu na noite desta segunda-feira o primeiro encontro do Ciclo de Palestras “Perfil do Profissional de Comunicação: Mídia e Política”, do Centro Universitário de Araraquara.

O primeiro convidado foi o deputado federal Dimas Ramalho, representante de Araraquara e região em Brasília. Durante a palestra, o deputado falou sobre mídia, democracia, juventude e ética.

Dimas Ramalho disse que a mídia não existe sem democracia, fundamental para qualquer país. Criticou a maior parte dos brasileiros que lê pouco, e se informa, sobretudo, pela televisão. A internet, segundo o deputado, “é a grande revolução da comunicação”, por sua instantaneidade.

Ainda sobre a web, disse que ela viabiliza a transparência no trabalho de deputados e senadores, e possibilita uma maior cobrança por parte do eleitorado. Discorda da fala do deputado Sérgio Moraes, que disse se lixar para a opinião pública, e que ele não representa a maioria da Câmara, mas que é com essa visão negativa que fica a população. A melhor maneira de contornar e mostrar que o Legislativo merece respeito é se esforçar e trabalhar bem.

Sobre ética, o parlamentar defendeu que não deve haver hipocrisia. “Se [a população] cobra do político, também tem que ter”. E acrescenta a falta de acompanhamento do representante pelo eleitor, como culpa para a falta de seriedade dos políticos.

Ao encerrar a palestra e a sessão de perguntas, disse que acredita na democracia e na juventude, e que desejava que aqueles estudantes do primeiro ano de comunicação que acompanharam suas palavras fossem bons brasileiros e bons cidadãos.

Nenhum comentário: