Os convidados do segundo dia do Ciclo de Palestras “Perfil do Profissional de Comunicação: Mídia e Política” foram os publicitários Rudson Silva e Cesinha Cerqueira Leite, da Agência Volume 4 Interior, e o jornalista Rodrigo Botelho.
Durante as palestras, realizadas nesta terça-feira, no Centro Universitário de Araraquara, muito se comentou sobre a sintonia entre os profissionais de jornalismo e publicidade e propaganda, garantindo que a linha que separa as duas habilitações é cada vez mais tênue.
A tecnologia foi o assunto mais abordado pelos convidados. E a democratização dos meios de comunicação e criação não podia ser deixado de lado. Para os publicitários, “a tecnologia está a serviço da criatividade”, e que por isso, o amadorismo tanto pode ajudar, como atrapalhar na difusão da propaganda.
Para o jornalista Rodrigo Botelho, a chegada dos meios de produção e captação digitais às mãos do grande público facilitou a difusão da informação, aumentando o já grande número de notícias que chegam aos “receptores”, hoje considerados “interagentes”, já que o leitor/telespectador tem papel ativo sobre a informação.
Para os profissionais, o que difere a produção amadora da profissional, é a capacidade do jornalista e dos publicitários de pensarem conceitualmente, aumentando a capacidade de produção.
O Ciclo de Palestras foi organizado pela docente Profa. Dra. Inayá Bittencourt e Silva, com a participação dos professores Gabriel Arroyo, Luiz Henrique Rosim, Márcio Martinelli e Renato Campos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário