quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009

Um curioso caso

curioso-caso-de-benjamin-button-poster01 “A gente nunca sabe o que nos espera”, essa frase repetida à exaustão no filme O Curioso Caso de Benjamin Button, apenas confirma o quão ignorantes somos sobre o nosso destino.

Claro que se dita à um bebê com aparência de velho e se tratando de Benjamin Button, o destino já seria conhecido. O escritor F. Scott Fitzgerald criou uma fábula sobre o tempo protagonizada por um homem que nasce velho e curiosamente rejuvenesce com o passar dos anos.

Não, a história não seria a lição de como encontrar a fonte da juventude. A fábula, adaptada para o cinema por David Fincher, estrelada por Brad Pitt e Cate Blanchett, nos faz rever a nossa própria vida.

Pitt e Blanchett

Problemas existirão, e a superação deles virá com o tempo. Erros e acertos cometeremos, e lá na frente teremos os resultados, às vezes positivos, outras vezes negativos, mas eles existirão. Não queira antecipar a sua linha do tempo, é bobagem.

Benjamin sabia o que viria, porém viveu com intensidade até o dia em que sua memória começou a falhar. Tornara-se criança e na sua memória estava escondido todo um passado, que na realidade, ainda estaria por vir.

O filme nos faz ver, mostrando o que já passou, o que ainda nos resta.

Temos sempre a vontade de voltar o tempo, mas isso é impossível. E o que a história de Benjamin Button mostra é que não devemos procurar por isso. Sorte nossa o relógio seguir em sentido horário.

Relógio Benjamin Button

Essa obra-prima recebeu 13 indicações ao Oscar e é um dos favoritos para o prêmio de melhor filme, mesmo concorrendo com Quem Quer Ser um Milionário?, filme que já conquistou somente nessa categoria o Globo de Ouro e o Bafta, além do SAG, de melhor elenco.

Além de Melhor Filme, O Curioso Caso de Benjamin Button concorre por: Melhor Diretor (David Fincher), Melhor Ator (Brad Pitt), Melhor Atriz Coadjuvante (Taraji P. Henson), Melhor Roteiro Adaptado, Melhor Direção de Arte, Melhor Fotografia, Melhor Figurino, Melhor Maquiagem, Melhor Edição, Melhor Trilha Sonora, Melhor Som e Melhores Efeitos Especiais.

Taraji P. Henson

Pelo menos nas categorias técnicas e de maquiagem, todas as fichas estão sendo apostadas no filme de David Fincher. É impressionante ver um Brad Pitt com a aparência mais velha, e é ainda mais inacreditável ver aquele homem de 45 anos aparentar 20. Realmente parece que na tela está o jovem Pitt de Thelma e Louise, claro que mais talentoso.

Ganhador de Oscar ou não, é um filme admirável. 

Sempre buscamos um filme que nos toque para podermos dizer que “esse é o filme da minha vida”. O Curioso Caso de Benjamin Button é um filme sobre nossas vidas.

Nenhum comentário: