quarta-feira, 1 de agosto de 2007

CPI e a Caixa-preta

A CPI da Crise Aérea divulgou transcrições dos minutos finais do vôo 3054 da TAM. A torre informou sobre pista molhada e escorregadia, pilotos sabiam que tinham apenas um reversor, piloto não conseguiu frear. Folha de S.Paulo, que publicou transcrições antes da CPI: "Caixa-preta indica erro do piloto" no manuseio dos manetes (alavancas que controlam as turbinas). A CPI não tem programa de computador capaz de reproduzir as gravações.
.
Leia a transcrição:
.
Hot 1: Está ok? Tudo certo?Hot 2 diz que está tudo OK na cabine e pergunta onde irão pousar.Hot 1: Eu acabei de informar.Hot 2: Eu não ouvi, desculpe, ela falando.Hot 1: Mas ela ouviu. Congonhas.Hot 2: É Congonhas? Que bom. Ela deve ter ouvido, obrigado.Hot 1: Lembre-se que temos apenas um reverso.Hot 2: Sim, nós só temos o esquerdo. TAM 3054 reduz velocidade para aproximação e chama a torre.Hot 1: Boa tarde.Hot 2: Boa tardeHot 1: Torre de São Paulo, aqui é TAM 3054.Torre: TAM 3054 reduza a velocidade mínima para aproximação. O vento é norte com 06 [nós].Hot 1: Eu vou reportar quando estiver ok.Torre: Autorizado. [Ele voava a 6.000 pés. Os trens de pouso descem.][Check list final. Uma verificação indica que a aeronave passa por Diadema.] Piloto avisa cabine de comando de que estava pronto para pousar.Hot 1: Aterrissando sem azul. Pista de chegada à vista, pousando.Um dos comandantes pergunta à torre sobre a condição da chuva, da pista, se ela está escorregadia.Hot 1: TAM em aproximação final a duas milhas de distância. Poderia confirmar condições?Torre: Está molhada e ainda escorregadiaTorre: Eu reportarei quando a 35 estiver liberada. 3054 na final.Torre responde que outra aeronave está começando a decolar. Torre: TAM 3054. 35 à esquerda. Autorizado para pousar. A pista está molhada e escorregadia. O vento é 330 a 8 nós.Hot 1: 330 a 8, é o vento.Torre: Checado, 3054, 3054 Roger. O pouso está liberado. O pouso está liberado. [Piloto automático desconectando. Som de três cliques indica a reversão do CAT 2 ou 3 para CAT 1, ou seja, para aproximação visual.] Hot 1: Inibido a descida para mim. Tira o sinal.Hot 2: Um ponto agora. Ok?Hot 1: Ok.Torre: Ok. Retardar, retardar. [Som do movimento do acelerador. Barulho do motor aumenta. Som de toque na pista.] Hot 1: Reverso 1 apenas. Spoilers [o sistema de freios] nada.Hot 2: Olhe isso! Desacelera! Desacelera!Hot 1: Eu não consigo, eu não consigo. Oh, meu Deus! Oh, meu Deus!Hot 2: Vai! Vai! Vira! Vira! Vira! [Som de batida. Pára som de batida.] Torre: Ah, não. [Som de gritos. Voz feminina. Som de batida.]

Nenhum comentário: