terça-feira, 1 de setembro de 2009

Pão e sal

“PRÉ-SAL: Patrimônio da União. Riqueza do Povo. Futuro do Brasil.” Com esse slogan o presidente Lula porpôs o marco regulatório para a exploração do petróleo na camada abaixo do nível do mar.

Vamos entender:

Patrimônio da União: Todo o óleo extraído do pré-sal será dividido entre a União e as empresas que baterem o martelo nos leilões pelos barris. Um fundo deverá ser montado para o dinheiro obtido ser revertido para as áreas de educação e do combate à fome, além do investimento em inovação tecnológica, por isso, é uma Riqueza do Povo, garantindo o Futuro do Brasil. Além disso, cada Estado na área de localização da camada receberá os royalties da produção.

A empresa Petro-Sal será criada para administrar a riqueza, explorada pela Petrobras, que terá participação em todos os consórcios.

Assim, inspirado no nacionalismo de Getúlio Vargas ao anunciar que “o petróleo é nosso”, o governo Lula tenta combater a administração anterior baseada nas privatizações, pondo em prática a estatização, em moda nesses tempos de crise.

Bom exemplo de boa administração, caso os lucros sejam realmente aplicados em benefício do Povo, que não quer só comida e sal.

Nenhum comentário: