terça-feira, 16 de junho de 2009

Protestos devem seguir pelo 4º dia no Irã

Durante os protestos de segunda-feira, manifestantes contrários à reeleição de Mahmud Ahmadinejad, convocaram a população para o quarto dia de movimentação em Teerã pela anulação do resultado das eleições iranianas da última sexta-feira.

O candidato derrotado, Mir Hossein Mousavi, compareceu às manifestações de ontem, que fizeram sua primeira vítima fatal.

No que pareceu ser um recuo, o líder supremo do Irã, aiatolá Ali Khamenei, afirmou que o Conselho dos Guardiães vai considerar a carta de Mousavi que denuncia fraude nas eleições.

As recentes manifestações em Teerã já são consideradas as maiores desde os protestos que derrubaram em 1979 o regime do Xá Rheza Pahlevi. Porém, não pedem reformas, mas a análise correta dos resultados.

O governo iraniano culpa a mídia internacional pelos protestos. Redes de celular e sites da Internet foram bloqueados. A mídia oficial mascara as informações.

O twitter tem sido, então, a principal fonte de informações sobre a situação real no Irã. O serviço de microblog adiou a manutenção que faria no site para sustentar as postagens sobre o Irã.

mousavi1388

Nenhum comentário: