sexta-feira, 29 de maio de 2009

Rompimento de barragem no Piauí mata 5

Barragem se rompe Subiu para 5 o número de mortos encontrados pelo Corpo de Bombeiros na região alagada pela vazão de água na barragem Algodões, que se rompeu na quarta-feira.

A barragem ficava na cabeceira do rio Pirangui, com nascente no Ceará. As fortes chuvas causaram o transbordamento da área há 15 dias, que resultou em uma grande rachadura. Engenheiros esperavam o nível da água baixar para começar a obra de contenção.

Cerca de 2.500 famílias haviam deixado o local em razão do risco de rompimento, mas começaram a voltar após parecer do engenheiro Luiz Hernani, que garantia não haver mais riscos, já que as chuvas cessaram. Dois dias de forte chuva no Ceará mudaram essa hipótese.

A água atingiu comunidades em um raio de 40 Km, entre os municípios de Cocal e Buriti dos Lopes, norte do Piauí. “Foi um verdadeiro tsunami”, disse o governador Wellington Dias. Mais de 2.500 pessoas perderam suas casas, com a água que chegou a 20 metros.

Em todo o Estado do Piauí, há 93.865 pessoas fora de suas moradias por causa das fortes chuvas que atingem o Norte e o Nordeste do Brasil.

Na região do rompimento, o número de desaparecidos caiu para 4 nesta sexta-feira. Sete pessoas foram localizadas com vida pelo Corpo de Bombeiros.

Nenhum comentário: