sexta-feira, 8 de maio de 2009

Brasil entre os países infectados pelo H1N1

O Ministério da Saúde confirmou 4 casos da gripe A no Brasil. Dois casos foram registrados em São Paulo, um no Rio de Janeiro e outro em Minas Gerais. Todos os contaminados adquiriram a nova gripe no exterior – três no México, um nos EUA -, evitando maiores preocupações.

Apenas o paciente do Rio de Janeiro continua internado, os outros já receberam alta, pois já não têm mais risco de transmissibilidade da doença.

O ministro da Saúde, José Gomes Temporão, reiterou que a situação está sob controle, e que os “sistemas de vigilância e monitoramento estão funcionando”. Na quarta-feira o país recebeu kits para detectar a doença de forma rápida, o que ajuda no controle.

Quinze pacientes são monitorados com suspeita da nova cepa, os resultados devem ser anunciados nesta sexta-feira. Temporão disse que o número de infectados deve aumentar, mas os brasileiros não devem se preocupar.

No mundo todo, até às 15h da quinta-feira, o número de contaminados chegava a 2.371, 1.112 só no México, foco da epidemia, que registra ainda 42 mortes. Nos EUA, houve 896 casos confirmados em laboratório, com duas mortes, ambas no Texas.

Outros países com casos registrados:

Áustria (1), Canadá (201), Hong Kong (1), Colômbia (1), Costa Rica (1), Dinamarca (1), El Salvador (2), França (5), Alemanha (10), Guatemala (1), Irlanda (1), Israel (6), Itália (5), Holanda (2), Nova Zelândia (5), Polônia (1), Portugal (1), Coreia do Sul (3), Espanha (81), Suécia (1), Suíça (1) e Reino Unido (32, sendo 2 na Escócia e 30 na Inglaterra).

Nenhum comentário: