Fareed Zakaria entrevistou Lula enquanto o presidente brasileiro estava em Nova York, logo após o encontro com Obama em Washington.
Na entrevista, que é capa da Newsweek para a América Latina, Lula falou sobre a reunião com Obama e o que espera do novo presidente, e deu motivos para sua boa avaliação – que pesquisa Datafolha diz ter caído após a crise.
Lula é introduzido no texto do editor internacional da publicação como um liberal, após se iniciar na política como esquerdista.
Lula disse que Obama deixou a boa impressão de que pretende mudar a imagem dos EUA para o resto do mundo, e concordou que não tinha bom relacionamento com George W. Bush devido problemas políticos e culturais, além das barreiras energéticas impostas pelo seu governo.
Lula também espera uma boa relação dos EUA com a América Latina. Não é o mesmo que, aparentemente, almeja Hugo Chávez.
Em seu programa na TV estatal, Chávez contrariou declaração de Obama de meses atrás sobre seu envolvimento com terroristas e disse que o presidente norte-americano é um “pobre ignorante”.
Deixando a diplomacia de lado, Hugo Chávez disse também que Lula saiu insatisfeito do encontro com Obama.
Um comentário:
E ae Felipe, vc acha que o Lula saiu insatisfeito?
A avaliação do Newsweek sobre a postura liberal do presidente é, infelizmente, acertada. Eu preferia que ele fosse de esqueda.
Estou ancioso em ver Chavez frente a frente com Obama para saber a reação.
Enfim, resta esperar. Parabéns pelo blog.
Saudações
Postar um comentário