segunda-feira, 16 de março de 2009

Aracoara será palco de “Bacantes”

Araraquara se tornará a cidade grega de Tebas nos dias 28 e 29 de março, quando hospedará Baco e suas Ménades.

Como Dionísio, Zé Celso Martinez Corrêa, retorna à sua cidade natal -dois anos após ser homenageado pela Morada do Sol. O Teat®o Oficina escolheu Araraquara como palco para a primeira montagem do ano.

O espetáculo Bacantes 2009 é inspirado na tragédia grega de Eurípedes, escrita há mais de dois mil anos e que tinha como plano de fundo Tebas, cidade de origem de Dionísio (Baco, ou o Deus do Vinho). Considerado filho de Zeus, ordena que as mulheres da cidade lhe prestem as devidas homenagens, surgindo assim, o primeiro registro de orgia…

A montagem do Teat®o Oficina é uma releitura sob os aspectos da atualidade. “É dedicada à luta de todos os Criadores da Cultura no Brasil, pelo impedimento do serrote em cima da Cultura, recém realizado pela Receita Federal. A Cultura forte que emerge no Brasil de hoje não é, nesta crise, problema, mas a única solução pra mudança de hábitos, que se permanecerem, vão levar à destruição do Planeta e à 3º Guerra Mundial”, segundo o site do grupo.

O grupo ainda traz um figurino de inspiração afro, motivada pela recente eleição de Obama como presidente dos EUA, e diz que vem para “esquentar a crise mundial”.

Uma versão da peça, de 2001, será lançada hoje em DVD, junto com as montagens Boca de Ouro, Cacilda! e Ham-let, que fazem parte do “Festival Teatro Oficina”, em comemoração aos 50 anos de fundação da Associação.

A nova versão de Bacantes será encenada no SESC Araraquara no último final de semana do mês. Os ingressos custam entre R$ 4,00 e R$ 16,00. Tem duração aproximada de 5 horas.

*Não recomendado para menores de 18 anos.

Nenhum comentário: