sexta-feira, 16 de janeiro de 2009

Do medo à admiração

O acidente com Airbus da US Airways na tarde desta quinta-feira em Manhattan despertou nos novaiorquinos o temor de um novo atentado terrorista.

O avião que caiu sobre o rio Hudson assustou, mas no final do dia, a sobrevivência de todos os passageiros e tripulantes que estavam a bordo do voo 1549 fez do acontecimento um “milagre”, nas palavras do próprio governador de NY. E um herói nascia.

Chelsey Sullenberger, o piloto da aeronave, fez um pouso perfeito – se considerada a situação – e tornou-se um novo Capitão América da nação que enfrenta os olhares tortos do resto do mundo por seu imperialismo desenfreado e que se vê cambaleante diante da economia mundial.

Mas não se preocupem, o piloto “Sully” não roubou o posto do heróico Barack Obama. Os holofotes sairão das margens do Hudson a tempo de se concentarem sobre Washington dentro de 4 dias com a posse do eleito.

Os norte-americanos, à espera desse momento histórico, que pode trazer ao país olhares mais respeitosos, puderam respirar aliviados. Os pássaros que colidiram com o Airbus não eram da Al-Qaeda – ao menos até o momento não houve nenhuma reivindicação.

Nenhum comentário: