Ainda durante os bailes que comemoravam sua posse, Barack Obama tomou suas primeiras providências como commander-in-chief.
Foram suspensos por 120 dias os julgamentos de seis acusados de terrorismo que estão detidos na prisão de Guantánamo. As agências Associated Press e Reuters obtiveram esboço de uma resolução que prevê o fechamento da prisão em até um ano.
Outras medidas tomadas por Obama em seu primeiro dia como presidente dos EUA são o congelamento dos salários mais altos da Casa Branca, mostrando austeridade em tempos de crise, e também proibiu funcionários de receberem presentes, impedindo a ação de lobbies.
O primeiro dia foi cheio, não diferente da noite anterior, em que, com a primeira-dama Michelle, Obama participou de uma maratona de bailes, mostrando vitalidade.
Hoje, o presidente ainda fez ligações direto do salão oval, uma delas para o presidente da Autoridade Nacional Palestina.
O dia terminou com uma notícia boa: Hillary Clinton teve seu nome aprovado pelo Senado para ser a nova Secretária de Estado.
Abaixo, um momento de festa. O casal Barack e Michelle dançam ao som de At Last, na voz de Beyoncé:
Nenhum comentário:
Postar um comentário