terça-feira, 16 de setembro de 2008

Queda livre

lehman_brothers_bldg.jc Após o pedido de concordata feito por um dos maiores símbolos do capitalismo norte-americano em crise, o banco Lehman Brothers, as bolsas do mundo todo continuam em queda ou em leve recuperação.

No Brasil, a Bovespa fechou em alta de 1,68%. Alteração é devido ao fôlego dado a maior seguradora dos EUA, a AIG, que poderá receber ajuda do Fed para conter a crise - o que não foi feito com Lehman Brothers. Outro banco, o Meriil Lynch, foi vendido a valor muito reduzido. Britânicos devem comprar metade do Lehman.

Soluções a curto prazo para uma crise que pode ser avassaladora. Mas que para as autoridades em economia e para o presidente brasileiros, deve "ser imperceptível".

A crise começou após os ataques terroristas ao WTC e Pentágono em 11 de setembro de 2001. Visando reaquecer a economia, governo dos EUA incentivou os empréstimos e reduziu a taxa de juros, após uma imensa queda das bolsas. O grande número de hipotecas supbrime causou estrago neste mercado, já que a quitação das dívidas não aconteceu como o esperado.

Nenhum comentário: