terça-feira, 15 de julho de 2008

Capa da "New Yorker" causa polêmica

The New Yorker A caricatura que ilustra a capa da revista norte-americana "New Yorker" deste mês, causa polêmica no eleitorado norte-americano.

A ilustração mostra o democrata Barack Obama vestido como um muçulmano e sua mulher, Michelle, como uma guerrilheira. Na caricatura, há ainda um quadro de Osama Bin Laden na parede e uma bandeira dos EUA queimando nas brasas da lareira do Salão Oval da Casa Branca.

Para "The New Yorker", de posição crítica ao atual governo - republicano -, a ilustração representa uma sátira às opiniões sobre Obama. Mas não foi entendida assim... A impressão que fica é a da confirmação de que Barack Hussein Obama seria realmente um antipatriota, e que não teria deixado de lado sua descendência islâmica para ser protestante.

Conclusões erradas ou certas, pesquisa da Newsweek mostra vantagem menor entre Obama e McCain - de 15 pontos, a vantagem de Barack teria caído para 3. Mas a principal motivação estaria na mudança de discurso do candidato democrata, que teria se tornado mais conservador para obter votos dos eleitores independentes.

Nenhum comentário: