terça-feira, 1 de abril de 2008

Previsto?

mccainJohnMcCain o candidato republicano 

Só não era confirmado, porque não tinha acontecido, mas as eleições norte-americanas certamente seriam vencidas por um candidato do partido Democrata - Hillary ou Obama. O motivo? A desagradável guerra do Iraque, que aumentava a expectativa de que que o eleitorado acordasse, e votasse num partido pouco mais "liberal".

Mas, algo, "de repente" atinge um dos tendões de aquiles dos EUA: a, até então, indestrutível, economia, começa a mudar esse cenário.

A crise iniciada pela inadimplência de hipotecários, assola o Império. O Banco Central de lá - o Fed - tenta levar a crise, com ações desde cortar a taxa básica de juros, até comprar um dos maiores bancos de financimentos a preço de banana, e anunciou um plano para contê-la. A maior medida tomada desde o crash de 1929.

Enquanto isso, na política, os norte-americanos, tendem a se apoiar no partido Republicano, mais conservador, reponsável, por exemplo, pelo New Deal, que reestrurou a economia pós '29.

Ainda há os que falam no conservadorismo dos EUA, em si, que não estaria pronto para levar ao poder um negro ou uma mulher.

Depois dizem que são desenvolvidos...

Nenhum comentário: