domingo, 2 de março de 2008

Semana histórica para a Justiça e a Ciência no Brasil

cross Superior Tribunal Federal decidirá sobre o futuro das pesquisas com células-tronco de embriões na quarta-feira. Assunto polêmico entre comunidade científica e religiosa.

Quase a totalidade dos 11 ministros do STF é católica em um Estado laico, mas que tem pregado no júri supremo um crucifixo. Brincam até com a quaresma: dependendo do resultado, muitos irão para o inferno, dizem, nos bastidores.

A grande questão é saber quando começa a vida. Para a Igreja, é no momento da fecundação, por isso a oposição. Talvez, se Bentinho soubesse o momento em que se iniciou a vida de Ezequiel, filho de Capitu, o casmurro não tivesse dúvidas sobre a paternidade da criança...

As células-tronco podem gerar outras células e tecidos do corpo humano, facilitando até a clonagem de órgãos para transplante. Já as células adultas são mais específicas.

Para 75% dos brasileiros, as pesquisas devem continuar, até mesmo para os católicos. Agora aparece a grande questão do papa Bento XVI quanto aos catóicos do Brasil: qualidade, não quantidade. Assim como o apoio ao uso de preservativos, mas aborto ainda é tabu.

O resultado pode não sair nesta semana, caso os ministros prefiram estudar mais o caso de tamanha complexidade.

Nenhum comentário: