Apesar de ter ficado entre os 9 filmes com grandes chances de ter indicação ao Oscar 2008 de Melhor Filme Estrangeiro, o brasileiro "O Ano em que Meus Pais Saíram de Férias" não conseguiu nenhuma das cinco posições.
"O Ano...", de Cao Hamburguer, era até ontem um dos grandes favoritos - já que para a crítica, os favoritos foram deixados de fora.
Além de ter a possibilidade de ser escolhido entre os votantes, que tendem à filmes com protagonistas infantis, uma grande maioria de judeus escolhe as obras, o que poderia ajudar o filme, ambientado no bairro paulistano do Bom Retiro, com pano de fundo da cultura israelense.
Caso fosse selecionado, o filme seria o quinto brasileiro a disputar o prêmio, ao lado de "O Pagador de Promessas", de Anselmo Duarte, "O Quatrilho", de Fábio Barreto, "O Que é Isso, Companheiro?", de Bruno Barreto, e “Central do Brasil”, de Walter Salles, únicos longas nacionais que conseguiram a indicação, mas nenhuma estatueta...
Ambientado na Ditadura Militar instalada no país, o filme acontece em 1970, e tem como pano de fundo a paixão nacional pelo futebol. O filme evidencia as grandes diferenças de etnia, crença, origem, e ideologia.
Polêmica foi gerada com a nomeação pelo Brasil de "O Ano...", no ano passado, em meio ao sucesso de "Tropa de Elite". A maioria da população ficou descontente.
Mas mesmo assim, o filme chegou longe...
"Tropa de Elite" tentará representar o país no Oscar 2009, não precisava de tanto mau agouro...
Os 5 indicados ao Oscar de Melhor Filme Estangeiro:
“The counterfeiters”, de Stefan Ruzowitzky (Áustria)
“Beaufort”, de Joseph Cedar (Israel)
“Mongol”, de Sergei Bodrov (Cazaquistão)
“12”, de Nikita Mikhalkov (Rússia)
“Katyn”, de Andrzej Wajda (Polônia)
Um comentário:
OI Fefooo!!!
Viu .. gostei do seu blog!!
Vc manda mtu bem viu!
Retrospectiva de 2007 foi a melhor .. teve até a Queda do Todo Poderoso!!! hahahaha
De verdade .. parabéns!
Seu blog já tá favoritado aqui .. trate de deixa-lo sempre atualizado .. primeira site que verei quando me conectar à rede!
Ainda te respondo "Boa Noite" ao final do Jornal Nacional Fefo!
Grande bjo!!
Postar um comentário