quinta-feira, 10 de janeiro de 2008

Libertadas duas reféns das Farc

               farc

Com intermédio do presidente Venezuelano, Hugo Chávez, as Farc libertaram hoje de manhã, na selva colombiana, a ex-candidata a vice-presidente da Colômbia, Clara Rojas, e a ex-congressista Consuelo González, sequestradas entre 2001 e 2002.

Clara Rojas teve um filho no cativeiro. Emmanuel não ficou em poder das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia. O governo colombiano o encontrou em um orfanato e o menino, no momento, passa por tratamento psicológico para voltar à família.

Clara e Consuelo acabam de chegar à Venezuela, onde se encontrarão com seus familiares.

Na virada do ano, fracassou outro plano de Chávez para libertar três reféns. O presidente da França, Nicolas Sarcozy, disse que agora confia em Chávez para ajudar na liberação da ex-candidata à presidência colombiana Ingrid Betancourt. Entre os presidentes da Venezuela e Colômbia (Chávez e Álvaro Uribe) houve grande desentendimento no ano passado, mas Uribe permitiu que o venezuelano tomasse frente às negociações.

As Farc é um grupo de narco-traficantes que surgiu com ideologia marxista, mas se tornou uma grande organização que faz de sequestros um grande negócio.

A Colômbia tem em poder das Farc mais de 700 sequestrados.

As imagens que chegam pelas agências de notícias, cedidas pela Telesur - televisão multi-estatal da América Latina - mostram os agredecimentos das reféns diretamente ao presidente Hugo Chávez por telefone via satélite.

Nenhum comentário: