sexta-feira, 20 de julho de 2007

Presidente faz pronunciamento à nação

O presidente Luís Inácio Lula da Silva, após três dias do maior acidente da história da aviação brasileira, fez pronunciamento em cadeia nacional de rádio e TV para prestar solidariedade às famílias vítimas do acidente com o vôo 3054 da TAM e expressar sua consternação. O presidente também anunciou as medidas a serem tomadas:

"1 - Mudança do perfil operacional do Aeroporto de Congonhas, com diminuição do número de vôos e restrição ao peso das aeronaves. Embora Congonhas atenda a todas as normas internacionais de segurança, isso não basta. Como o Aeroporto foi cercado por todos os lados, pela cidade de São Paulo, ele precisa obedecer a medidas de segurança ainda mais severas. Congonhas deve ser um aeroporto voltado para a aviação regional e ponte aérea. Não pode mais ser um ponto de distribuição de vôos, conexões e escalas, como vinha acontecendo. Essa missão na área de São Paulo deverá ser atribuída a Guarulhos e Viracopos.

2 - Fortalecimento da Agência Nacional da Aviação Civil, a Anac, para que atue mais efetivamente em defesa dos interesses dos usuários do sistema nacional.

3 - Intensificação das medidas de modernização do controle de tráfego aéreo.

4 - Definição, em 90 dias, do local da construção de um novo aeroporto na região de São Paulo.

5 - Exigência de que as companhias aéreas tenham sempre, de sobreaviso, em regime de contingência, aeronaves e tripulações para ser acionadas em caso de necessidade
."

Nenhum comentário: